Uma pipeta, ou conta-gotas químico, é um pequeno tubo de vidro ou plástico usado para transferir quantidades passíveis à medição de um recipiente a outro. O cientista francês Louis Pasteur desenvolveu uma variedade de pipetas, muitas das quais são utilizadas até hoje-- ainda que pipetas mais modernas sejam mais confiáveis e precisas. Pipetas são utilizadas em diversas práticas científicas, geralmente quando é preciso transferir menos que 100 mililitros (ml) de uma solução.
Pipetas volumétricas
Pipetas vêm em duas variedades: volumétricas e graduadas. Feitas para transferir volumes específicos, as pipetas volumétricas lembram simples tubos de vidro. Usar um instrumento como esse envolve mergulhá-lo em uma solução e colocar um dedo sobre a extremidade de fora, ou apertar um bulbo de borracha, para extrair o valor especificado. Quantidades diferentes de solução, geralmente entre 1 e 100 ml, requerem pipetas volumétricas de tamanhos diferentes.
Medindo Pipetas
Pipetas graduadas são calibradas em pequenas divisões para proporcionar uma melhor precisão e permitir que sejam demarcadas quantidades tão pequenas quanto um microlitro (um milionésimo de um litro). Enquanto algumas pipetas graduadas usam tanto o método do dedo quanto o do bulbo para extrair líquido, micropipetas automáticas trazem maior precisão. Micropipetas usam um êmbolo ajustável, marcado com uma faixa de volume mínimo e máximo, que deve ser demarcado com a quantidade de medida necessária.
Usando a pipeta
Independente do tipo de pipeta, usá-las requer cuidado. Para prevenir dano à pipeta quando estiver extraindo uma solução, coloque o instrumento à 3/5 de centímetro da borda do recipiente. Uma vez que o volume ou medida desejados estejam contidos na pipeta, um toque gentil no lado do béquer da solução irá remover o excesso de gotas. Quando transferir a solução, coloque a pipeta em um ângulo de 10-20 graus e, lentamente, deixe o líquido escorrer dela. Mais uma vez, um toque suave deve ajudar a remover as gotas extras. Não sopre através da pipeta para remover o excesso; a calibração dela leva esse excesso em consideração.
Limpando a pipeta
Pipetas requerem limpeza depois de cada uso, para prevenir contaminação e garantir que transfiram a quantidade certa da próxima vez que forem utilizadas. Para limpar, puxe água destilada para dentro da pipeta, de modo que entre em contato com toda a superfície interna. Repita o processo mais duas vezes e, em seguida, enxague a pipeta inteira em água destilada, antes de utilizá-la novamente.
Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível em nosso site. Ao continuar utilizando este site você aceita usar os cookies. Leia nossa Politica de Privacidade.